A história da JCI Passo Fundo iniciou através de uma relação de amizade, onde as pessoas certas acabaram se encontrando. Moacir da Silva Júnior, um jovem com espírito inquieto, determinado e obstinado, conheceu, em 2007, Gabriel Colle, seu colega de trabalho no Sebrae que acabara de chegar de EspumosoGabriel era um júnior nato, membro da JCI Espumoso, filho de senadores da JCI, tendo exercido vários cargos na organização em nível nacional. Chegando em Passo Fundo para trabalhar no Sebrae, passou a compartilhar com seus colegas de trabalho experiências vividas dentro de uma organização de voluntários, chamada JCI (Júnior Chamber Internacional).
Estas histórias sobre viagens, treinamentos e oportunidades de fazer algo pela sociedade, despertaram a curiosidade e o interesse dos seus colegas de trabalho, em especial, de Moacir, pela JCI. Naquela época, Rodrigo Campos Bonfanti, também colaborador do Sebrae, que já conhecia a organização em outra cidade, juntou-se ao grupo e apoiou a ideia de criar uma JCI no município de Passo Fundo.
Gabriel, percebendo o interesse de Moacir e Rodrigo em fundar a JCI em Passo Fundo, decidiu apresentar a eles, Graciela Oliveira Roth Colle, sua esposa que havia sido membro da JCI em Panambi por muitos anos. Morando em Passo Fundo desde 2007, Graciela e Gabriel sentiam falta da entidade, pois participavam dos grupos da JCI em suas cidades, desde os 18 anos de idade.
Conhecer Moacir da Silva Júnior, veio ao encontro do que todos precisavam e juntos uniram esforços para iniciar um movimento, a fim de fundar um capítulo da JCI em Passo Fundo. As ideias sobre como iniciar as atividades foram surgindo a cada encontro, não importava a ocasião o assunto era a JCl.Foram várias viagens à trabalho de Passo Fundo à Carazinho falando sobre a JCI, inclusive durante a cerimônia de casamento do companheiro Rodrigo Campos Bonfanti, os amigos Graciela, Gabriel, Andressa e Moacir sentaram-se na mesma mesa e passaram a noite toda falando sobre a organização e os planos para criar um capítulo em Passo Fundo, nesta fase os seus olhos já brilhavam, imaginando como seria esse grupo e quais ações iriam trabalhar no município.
Começaram então a mobilizar e convidar as pessoas de seus círculos de amizades e relacionamentos para formarem um grupo que seriam os fundadores da JCI em Passo Fundo. A premissa básica era fazer esse convite para jovens com espírito de voluntariado, com disposição e entusiasmo para trabalhar e fazer algo em prol da sociedade, embasados na carta de princípios da JCI, foi quando juntaram-se ao grupo Andressa Rebequi, Anderson Astolfi, Francieli Queiroz de Almeida, Ezequiel Almeida e Eduardo Puhl. Realmente tratava-se de um grupo de jovens diferenciado.
No dia 08/09/2008, reuniram-se na sede do Sebrae de Passo Fundo, localizada na época na Rua Morom, no 1060 para a 1ª reunião oficial, onde definiram a fundação do capítulo, tendo como madrinha a JCI Espumoso.
A partir daquela data existia oficialmente um grupo da JCI em Passo Fundo, sendo seus fundadores: Moacir da Silva Júnior, Gabriel Colle, Graciela Oliveira Roth Colle, Rodrigo Campos Bonfanti, Anderson Astolfi, Francieli Almeida e Ezequiel Almeida, Eduardo Puhl e Andressa Rebequi.
Passo Fundo, 08 de setembro de 2013, Resgate histórico 5 anos JCI Passo Fundo.
Graciela Oliveira Roth Colle
19 Foto Oficial da JCI Passo Fundo
Da esquerda para direita: Moacir da Silva Júnior, Rodrigo Campos Bonfanti, Eduardo Puhl, Ezequiel Almeida, Anderson Astolfi, Graciela Oliveira Roth Colle e Francieli Almeida.


Local: Faculdade Anhanguera
Programação: Palestra com, Carlos Ernani Bomm, o Presidente Nacional 2008 e Anderson Astolfi, membro da JCI Passo Fundo.

